IMG_1525

Dicas de viagem: Meias elásticas

Um ótimo jeito de chegar com as pernas descansadas (e desinchadas) ao destino final é usando meias elásticas.
Muitos imaginam que é coisa só de quem tem varizes, ou de pessoas com mais idade, ou de grávidas… Mas na verdade ela pode ajudar em muitas ocasiões. No nosso caso, falando de viagens, a principal função é a de prevenção de trombose venosa profunda.
Quem já fez alguma viagem mais longa com certeza ouviu sobre prevenção de trombose. Nos vôos longos vemos até sugestões de exercícios para as pernas e pés, já que são muitas horas na mesma posição. E como ela faz isso? Ela melhora o retorno venoso, isto é, ajuda a pressionar os pés e panturrilha para “empurrar” o sangue de volta.
Para nós, viajantes que só queremos chegar prontos para bater perna, a meia elástica é perfeita por melhorar esta parte da circulação.
Aqui vão algumas dicas para melhor uso:

  • comprar meias até os joelhos ( meia calça é difícil de colocar e tirar nos banheiros na viagem)
  • a compressão para estes casos é de 15-20 mmHg ( equivalente a uma média compressão)
  • colocar em casa, antes de iniciar a viagem e só tirar no destino final
  • existem vários materiais, mas a mais indicado é a de algodão
  • o site americano da Ames Walker tem muitas marcas e valores mais baixos que os nossos aqui ( é só cuidar para não ultrapassar os valores livres de imposto para despachar)
  • quem já teve problemas de circulação deve sempre consultar seu médico para saber qual o tipo de cuidados indicado para eles (muitas vezes é necessária medicação além da meia)

Ela não é a coisa mais fácil de se colocar, mas o conforto na hora de retirar e estar com a sensação de pernas mais leves faz valer a pena.

 

Colaboração: Dr Heraldo Schlup – Angiologista e Cirurgião Vascular

 

Uma opinião sobre “Dicas de viagem: Meias elásticas”

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>