Gastronomia de Mykonos

As comidas em Mykonos são memoráveis. E para mim um dos grandes destaques são as excelentes matérias primas. Não quero desmerecer os preparos, pelo contrário, experimentei muitos lugares excelentes. Mas depois de provar o queijo feta, o azeite, o mel, o tomate,os peixes e claro o iogurte deles, só se pode ter certeza de que por mais que a gente tente copiar as receitas, não tem como ficar igual!

Bruschettas tradicionais com queijo feta

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A começar pelo café da manhã já se nota a fartura de frutas secas, pães diferenciados, tipos de queijos… mas com certeza a curiosidade principal é a comparação do famoso iogurte grego. Bom, aqui na época ainda não estava tão popular, ou ao menos ainda não tinha tantas variações. Mas de qualquer forma uma diferença é visual, a textura, que já é bem mais aerada. O sabor também é mais neutro, mais como um iogurte natural do que adocicado. Normalmente eles comem com mel(que parece ter um leve toque de eucalipto) ou com as frutas desidratadas.

Parte do café da manhã do Myconian Ambassador
Iogurte grego original com mel

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Os peixes são maravilhosos! Tipos e nomes muito diferentes do que estamos habituados. E o mais interessante é que em geral estão a escolha do cliente. Sempre tentando preservar o sabor natural, preparados de modos simples e saborosos. Adoramos o restaurante Yialo Yialo, ali na praia de Platis Gialos. Peixes saborosíssimos, cardápio variado, muito bem preparado, porções generosas e valor excelente.

Peixe do dia – Restaurante Yialo Yialo
Massa com frutos do mar

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Claro que não poderíamos deixar de experimentar  a tradicional Gyros Pita, que talvez por estar em seu habitat natural seja tão mais saborosa.

Gyros Pita empratado

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Os doces são deliciosos, como o loukoumades, tipo um sonho, frito, mas não tão docinho e ao invés de açúcar vem acompanhado ou coberto de mel, uma delícia . Outro doce delicioso é o baklavas, um folhado com amêndoas muito saboroso. Pena que só dava para carregar os docinhos comercializados…

Loukoumades com sorvete

Lokoumi- docinhos de gelatina

 

 

Mesmo os mais tradicionais ficam exóticos

 

 

 

 

 

 

A culinária local é muito farta e fácil de agradar. Seus temperos são suaves, mas ao mesmo tempo marcantes. Grande parte pela pureza de seus ingredientes e outra pelo zelo de seu preparo. De qualquer forma é o complemento perfeito para os cenários paradisíacos.

 

 

 

 

2 opiniões sobre “Gastronomia de Mykonos”

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>