Welcome to Dubai

Olá amigos! Ainda não tinha conseguido parar para escrever… É que são tantas novidades, o lugar deslumbrante, o fuso horário, tudo foi acumulando.

Vou começar contando um pouco da nossa chegada e fatos interessantes sobre a cultura local ( alguns bem populares e conhecidos e outros de minha experiência pessoal), até  porque acho que a forma de diário poderia ficar meio pobre…

Nossa chegada ao aeroporto foi antecipada! Pois é, o vôo chegou antes do previsto uma meia hora. E como estamos acostumados com os trâmites de alfândega demorados na maioria dos países, reservamos nossa limo(incluída na tarifa da executiva) para mais tarde. Como a fila para esperá-las estava grande,já que outros vôos estavam agendados para antes que nós, decidimos pegar um taxi mesmo. E o calor ainda era incrível mesmo perto das 21 horas, o ” bafinho” lembrava muito Blumenau (e que teste morar em Blumenau-SC). Os táxis são baratos na região toda. Nos custou AED 200 que corresponde mais ou menos R$120, para uma viagem de Abu Dhabi a Dubai, que durou mais ou menos 1 hora.

O caminho chega a ser tedioso de tão reto. Mas logo chegamos ao nosso oasis, o The Westin Dubai Mina Seyahi – Beach Resort & Marina. Bom, sobre o hotel vou escrever após a estadia completa, mas até agora mais do que perfeito! (leia mais)

Vista do nosso quarto

Bom, aqui é final de verão, sendo a baixa temporada deles, já que as pessoas podem vir em qualquer época do ano e só escolher entre : quente e muito quente. A temperatura mínima mesmo de manhã ou a noite é mais ou menos 31ºC, e a máxima tem sido em torno de 38-40ºC. Já não é tão quente quanto as semanas anteriores, 50ºC, tivemos sorte!

E a temperatura é ponto crucial para nós, já que a vestimenta é uma das coisas a se prestar mais atenção por aqui. Eu tenho a opinião de que  devemos nos portar como o ditado diz, ” quando em Roma, faça como os romanos” . Então cuidei muito, talvez mais que o normal para me portar respeitosamente. Li muito a respeito e até me assustei um pouco com as rigorosidades. Mas ao chegar aqui me deparei com um povo mais do que receptivo e até bem eclético… De qualquer forma,  vou continuar usando as roupas que sejam mais certas aos códigos locais de vestimenta.

Para quem está curioso, uma idéia geral do que aprendi: mulheres devem sempre cobrir ombros e joelhos, não devem usar roupas justas, nem transparentes. A idéia é que seja uma vestimenta modesta ( eu que adoro estampas, estou cuidando com as cores!). Aos homens nada de muitos cuidados. Pelo menos em Dubai (pelo que já fomos informados em Abu Dhabi, é mais tradicional e rigoroso, mesmo homens são restritos a usar até bermudas em muitos lugares).

Para ser sincera, vi poucos olhares recriminantes por aqui. Para ser bem justa, talvez tenha visto mais olhares críticos em shoppings na minha cidade e região… Vimos pessoas vestidas de todas as formas,e até pouco adequadas aos climas de shoppings já que o ar condicionado é bem gelado! As próprias mulheres da região até andam cobertas com sua veste, mas acompanhadas de bolsas maravilhosas do topo de qualquer coleção famosa, bem como com sapatos belíssimos, Jimmy Choo, Louboutin, Hermes ou qualquer coisinha básica deste tipo….ah e também quando não estão com o rosto completamente coberto a maquiagem é impecável! Difícil não associar com alguma imagem de Sex and the city 2 (que mesmo não tendo sido gravado nos emirados faz muito jus a tradição).

A cidade é linda! Cheia de contrastes, praias lindas e arranha-céus imensos (o Burj Khalifa é o mais alto do mundo) e além de tudo a cidade está em visível expansão, logo as linhas de metro estarão mais acessíveis a todas as regiões, mas por enquanto nossa parte da orla ainda está crescendo neste setor. Nada que tire o brilho do local, afinal o petróleo é barato, os carros para taxi excelentes, e não se vêem pessoas andando a pé ( até pelo calor, embora nos túneis e passarelas tenha até ar condicionado  Ah, outro exemplo da cultura local, como não vim só a passeio, hoje fui até meu centro de convenções (no caminho de ida com o Julian) e depois combinamos de nos encontrar no shopping. Para eu pegar um taxi, como mulher sozinha, precisei pegar um taxi cor de rosa! Que é dirigido por mulheres e para mulheres não acompanhadas! Faz parte…

Por enquanto só tenho a elogiar!!! Estou amando …

Uma opinião sobre “Welcome to Dubai”

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>